sábado, 20 de junho de 2009

Chega de Balela!

Bom... agora vamos ao que interessa! o Freestyle!
Existem alguns tipos diferentes de manobras, mas nem todos os skatistas
se utilizam de todos os tipos... são elas:

  1. Flip: Manobras aonde se faz o skate girar no ar, pode ser feita com os pés ou com as proprias mãos em alguns casos. Muito utilizada na modalidade Street.
  2. 360 spin: Tipo de manobra onde o skatista executa giros consecutivos no mesmo lugar, geralmente nos campeonatos é uma modalidade competida a parte onde ganha quem der o maior número de giros. Possuo diversos modos de ser executado, nas rodas da frente, nas de trás, com os dois pés na frente ou atrás, abaixado (knee spin) ou ainda com apenas um único pé no skate.
  3. Pogo: Manobra onde se mantem o skate na vertical apoiando um dos pés no truck e segurando na outra ponta (nose ou tail) com a mão. Tem diversas variações, podendo ser sem as mãos, trocando os pés, girando o skate ou contornando-o com a perna.
  4. Manual ou Wheelie: Andar se equilibrando sobre duas rodas ou mesmo uma roda só apenas, podendo ser as rodas da frente ("nose manual" ou "nose wheelie") ou nas rodas de trás ("tail manual" ou "tail wheelie"). Assim como o 360 Spin pode ser feito com apenas um pé, com os dois pés sobre as mesmas rodas, abaixado (knee manual)
  5. Spacewalk: Está dentro da categoria do manual na verdade. Consiste em se equilibrar em duas rodas fazendo curvas no chão, fazendo assim com que vc mantenha a velocidade e saia do lugar se equilibrando em apenas duas rodas.
  6. Rail (edge): Manobras executadas com o skate de lado, tem uma infinidade de variações mas a mais utilizada delas é executando flips a partir dessa posição e caindo novamente na posição de rail. Também pode se deslizar nessa posição quando o chão é bastante liso (Rail slide) ou tb pode ser feito equilibrando-se apenas nas rodas evitando de se encostar o shape (coconut wheelie), porém dependendo do piso e da roda, pode se encontrar dificuldades em executa-la. Geralmente pisos lisos como a marquise do ibirapuera, não se encontra dificuldades para mandar a manobra, mas se caso o chão for um pouco mais áspero é interessante que as rodas cubram os parafusos do truck evitando assim o atrito no chão e facilitando o deslize.
  7. Hand Stand: A popular "Bananeira" aki no Brasil, possui algumas variações mas é basicamente plantar a baneneira sobre o skate. Para voltar a ficar de pé, a forma mais comum e utilizada é jogar um flip com as mãos e tentar cair em cima do skate com os dois pés.
  8. Plant: Talvez uma das manobras menos vistas hoje em dia no freestyle mas muito popular na modalidade vertical. Uma das mãos é apoiada no chão enquanto a outra segura o skate, forçando o skatista a ficar de ponta cabeça assim como no vertical. Possui diversas variações, como invert plant, egg plant, hoho plant, mais ainda assim é raro de se ve-las sendo executadas fora do vertical.
  9. Caspers: Manobra onde se apoia o skate de ponta cabeça, com um pé embaixo próximo a um dos trucks e o outro pé em cima da outra extremidade. Possui algumas variações e também pode ser feita deslizando no chão.
  10. Footwork: O footwork em sí não é uma manobra mas sim um conjunto de diversas manobras. Como o proprio nome diz "trabalho com os pés" são manobras utilizadas para preencher as linhas de rotina entre a execução de manobras diferentes. Nos footworks são usados na grande maioria "Walk the Dog" (se inverte os lados do skate enquanto um dos pés permanece no centro do mesmo) e "End Over" (quando se inverte a posição que se anda, como quando você está andando em sua base normal e troca pra swicth stance). Possuem variações das mais simples até as mais complexas que são extremamente dificeis de se deixar claro em palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!!!
Críticas ou sugestões... tudo será bem vindo!!!

Vistantes: